31 de jan. de 2008

Pesquise Direito no Google...

Muitos usam o Google, mas muitas vezes desistem de pesquisar alguma coisa com ele, pois não encontram o que desejam. Mas o defeito não está no Google, mas você que ainda não sabe usar todo o potencial do Google. Espero mostrar algumas técnicas que melhoram os resultados que o Google lhe mostra.

1- Você precisa saber o que você está procurando. Nunca use palavras que dão a possibilidade de resultados abrangentes. Procure utilizar sempre palavras mais específicas. Por exemplo, “carro”, isso irá possuir muitos resultados.

2- Não use preposições e nem conjunções. Ex. "e", "com", "como". Essas palavras são muito comuns, assim o Google vai lhe mostrar mais resultados do que você precisa. Não utilize, por exemplo, Cachorro com pulga, mas Cachorro pulga.

3- Você não precisa escrever em ordem as palavras. O Google vai buscar pelas palavras que você digitar. Mesmo que as palavras não tenham nada a ver, mas são o que você está procurando, pode digitar sem medo.

4- Um dos truques que ajudam bastante são a utilização das aspas. Se você colocar expressões entre aspas o Google vai pesquisar as palavras naquela ordem exata. Por exemplo, se você pesquisar roupa plástico (sem aspas), irá aparecer muitos resultados. Então utilize aspas, "roupa de plástico". O Google irá lhe mostrar resultados mais específicos. Quando for pesquisar utilizando as aspas, as regras de preposição e conjunção devem ser ignoradas.

5- Existem palavras que facilitam como AND e OR, em maiúsculas mesmo. AND é “e” e OR é “ou”. Se você utilizar AND em sua pesquisa, por exemplo, “roupa de plástico” AND “roupa de pano”, o Google vai pesquisar as duas coisas. E se utilizar OR, por exemplo, “roupa de plástico” OR “roupa de pano”, o Google vai ser esperto e se não existir nenhuma roupa de plástico ele vai atrás da roupa de pano.

6- Filtre ainda melhor as suas pesquisas e utilize os sinais de menos (-) e de mais (+) junto das palavras que você deseja ou aceitar ou rejeitar. Digamos que você deseje tirar as pulgas de seu cachorro, mas não quer dar um banho nele. Você vai pesquisar: cachorro tirar pulga –banho +sem banho. Assim sem separar os sinais das palavras, ele vai rejeitar resultados com a palavra banho e vai dar preferência aos resultados com a palavra sem banho.

7- O Google ignora se você colocou as palavras com maiúscula ou minúscula, mas identifica os acentos nas palavras. Se você colocar apenas coco em sua pesquisa, talvez você encontre o que não quer.

8- Todas as dicas acima podem ser utilizadas na pesquisa de imagens também.

Dica Extra:
Use o Google como dicionário e pesquise “define:” (sem aspas e sem espaço entre os dois pontos.

Espero que tenha ajudado. Essas dicas me ajudaram muito.