13 de jan. de 2008

Os Sucessores do DVD...

Você já conhece os formatos que substituirão o nosso querido e velho DVD? Conheça agora as diferenças entre o Blu-ray e HD-DVD.



Blu-ray e HD-DVD
Entenda as diferenças sem complicação.

Como muitos já sabem, estão circulando no mercado os sucessores do DVD, a mídia utilizada para gravação, e seus nomes são Blu-ray e HD-DVD. Conheça as diferenças, vantagens e desvantagens e o que está vencendo a briga por enquanto.

Blu-Ray

Bem, o Blu-ray recebeu esse nome pelo fato de ele possuir o seu laser de leitura azul (Blue: Azul, Ray: Raio). Sim, mas porque se escreve Blu-Ray? É óbvio! Na verdade não. Quando eles foram registrar o produto, eles não podiam registrá-lo com um nome comum, assim eles retiraram o “e”. Mas não se preocupe você vai poder chamá-lo de BD se quiser, Blu-ray Disk. O BD foi criado pela Sony (por isso o Playstation 3 possui o leitor de Blu-ray), e é apoiado pelas empresas Warner Bros., Apple, Panasonic, Philips e muitas outras empresas famosas e estúdios cinematográficos.

Vamos às características do negócio. O BD é gravado por um laser azul, diferente dos antigos discos, é aquele velho que você tem na sua casa, eles são gravados e lidos por um laser vermelho. Daí você me diz, grande coisa, só mudou a cor? Não, na verdade o laser azul possui 405 nanômetros e o vermelho possui 650 nanômetros. Não entendeu? Eu explico. Além da cor do laser, também mudou o tamanho do laser, o laser azul é menor que o laser vermelho, trazendo um melhor aproveitamento do disco.

O BD pode gravar 25 GB em uma camada, e 50 GB em duas camadas. Ele ainda possui em sua camada uma substância diferente dos antigos discos, e essa substância facilita na leitura dos dados e ainda protege melhor o disco contra arranhões e dedões.

HD-DVD

O nome não mudou muito, o HD é High Definition ou Alta Definição, mas não adianta ter somente nome, tem que ter qualidade. Foi criado pela Toshiba e é apoiada pela Microsoft (por isso saiu um leitor de discos HD-DVD para o Xbox 360), HP e Intel.

O HD-DVD é gravado com o mesmo laser vermelho dos DVDs e Cds, bem, quase o mesmo, o laser utilizado pelo HD-DVD é menor, até que o laser azul, com 400 nanômetros. Mesmo possuindo o laser menor, ele ainda possui uma capacidade inferior, com 15 GB com uma camada e 30 GB com duas, mas uma possibilidade com três camadas esta sendo estudada e poderá chegar a 45 GB.

Outros Competidores

Existem outros discos da nova geração, mas são pouco conhecidos. Um deles é o VMD, que suporta um grande número de camada de 5 GB cada, e o disco suporta 20 camadas, chegando a 100 GB. Eu acredito que ela possa ganhar força por poder ser aplicada ao laser vermelho e azul.

Fight

Compararei apenas os discos mais famosos, o Blu-ray e o HD-DVD. Certo, o BD tem a vantagem em capacidade e durabilidade. Já o HD-DVD tem vantagem no preço que vale pelas duas vantagens do BD. Mas na verdade, a briga não está sendo avaliada pelas características e sim pelos apoiadores. O Blu-ray possui mais apoiadores e está na frente da briga, enquanto o HD-DVD possui apenas alguns. Então, que vença o melhor.

Fontes: Wikipédia e Uol Tecnologia

Para maiores informações clique aqui.

E você? Qual você acha que vai ganhar? Deixe seu palpite.